top of page
metodologia / material didático

A educação musical contribui para a formação integral dos alunos e possibilita que eles se apropriem progressivamente da linguagem musical e que se tornem capazes de se expressar por meio dela. O processo pedagógico da educação musical tem como objetivo principal a musicalização do aluno por meio da vivência, da experiência sensorial dos elementos musicais, que devem preceder os conceitos e as abordagens de ordem intelectual e teórica. Paralelamente, o estudo de um instrumento, ou um trabalho vocal, apoiados nos princípios da musicalização, complementarão sua formação musical, possibilitando assim a alegria do conhecimento. A convivência com qualquer manifestação artística, especialmente, com a música, confere-nos a oportunidade de aprimoramento, de refinamento, e possibilita ao ser humano alcançar um nível de consciência mais elevado, propiciando uma percepção mais profunda do mundo em que vivemos.

CapaSomMusicaVol2.png
CapaSomMusicaPDF01.png
coleção som & música

A Coleção Som & Música é um desenvolvimento da nossa metodologia, visando também atender às característica e especificidades do ensino de música na escola regular. Por meio das atividades apresentadas nos livros da coleção, será possível levar o aluno a trabalhar habilidades e competências fundamentais para seu desenvolvimento cognitivo e musical. Entre essas habilidades existem aquelas que são relacionadas mais diretamente à música, tais como: ouvir os sons do mundo com mais refinamento; discriminar os parâmetros do som (altura, duração, intensidade e timbre); criar sonoridades expressivas, organizá-las e relacioná-las a gestos e movimentos; reconhecer a forma e o caráter expressivo de obras musicais, utilizar a voz de forma saudável e criativa; construir instrumentos musicais e utilizá-los em sonoplastias e no acompanhamento de canções. Entre as habilidades gerais, destacam-se o desenvolvimento da memória e da atenção, da capacidade de trabalhar em equipe; o desenvolvimento da coordenação motora e o refinamento da sensibilidade estética. Todas essas habilidades serão decisivas para levar o aluno a compreender o fenômeno musical e a se expressar através dele, cantando, tocando, criando, ouvindo ativamente e improvisando, competências que representarão um grande diferencial na educação de crianças e jovens brasileiros.

Destinada a crianças de 6 anos em diante, a Coleção Som & Música apresenta brincadeiras cantadas, jogos, canções, parlendas e batimentos corporais como principais recursos pedagógicos. Jogando, brincando, encantando-se, a criança terá a oportunidade de descobrir, inventar, exercitar e aprender com espontaneidade e alegria. A coleção enfatiza o repertório tradicional da nossa cultura, com atenção especial para a Música Popular Brasileira e seus representantes e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos, possibilitando a apropriação progressiva da linguagem musical e a capacidade de se expressar por meio dela.

Nossos cursos e materiais didáticos são baseados em uma metodologia criada e desenvolvida a partir da experiência em sala de aula no Núcleo Villa-Lobos de Educação Musical de Belo Horizonte ao longo dos últimos 50 anos. Essa metodologia gerou uma Tecnologia Educacional que inclui a musicalização desde bebês até adultos, cursos de instrumentos e canto, cursos de formação e capacitação de professores em educação musical, além de materiais didáticos diversos para alunos e professores, que incluem também o desenvolvimento de jogos eletrônicos que apresentam os conteúdos com todos os elementos que proporcionam diversão, alegria e prazer ao jogar.

vamos tocar flauta doce - pré leitura

O objetivo deste livro é possibilitar às crianças sua iniciação à flauta doce através de um sistema de gráficos, sem que seja necessário o conhecimento da leitura musical convencional, o que se dará numa etapa posterior. Visando possibilitar o imediato acesso ao instrumento, propomos que a criança seja introduzida ao estudo da flauta doce através de um trabalho de preparação auditiva e da leitura de gráficos proporcionais de altura e duração, correspondentes a um variado repertório de canções. Os acompanhamentos podem ser baixados no formato mp3 no site www.tocandoflautadoce.com.br

O último capítulo do livro faz a passagem da pré-leitura para a leitura absoluta (pentagrama e claves), que ocorre quando, no processo da musicalização, a criança já vivenciou e trabalhou adequadamente os espaços da pauta e as figuras musicais básicas, estando preparada para a introdução da escrita e leitura convencionais.

bottom of page